Entidades do setor plástico apresentam coalizão para logística reversa

Ações da iniciativa privada ainda incluem compra de equipamentos para cooperativas e instalação de pontos de recebimento de resíduos em supermercados.

São Paulo, outubro de 2013 – “A Lei de Resíduos Sólidos exige que cada empresa cuide de seus resíduos de maneira individual. Dessa maneira, o acordo setorial não é obrigatório, mas aquelas empresas e entidades que aderirem terão diferencial no mercado”. Esse foi um dos principais pontos destacados por Gilmar do Amaral, assessor técnico da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), em sua participação no congresso da 8ª ExpoSucata – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria de Reciclagem. A coalizão empresarial da qual a Abiplast faz parte, junto de outras 21 entidades, propõe utilizar a estrutura da logística reversa e a coleta seletiva já existente e operacionalizada por cooperativas de catadores, catadores avulsos e comerciantes de sucatas.

O plano setorial de logística reversa recomenda ações primeiramente nas cidades que serão sede da Copa do Mundo 2014. A estratégia se deve ao fato de que estes centros reúnem 38% do conglomerado urbano do país. Segundo Amaral, até 2015 o plano terá abrangência plena no Brasil. Dados da entidade indicam que, em 2012, os transformados plásticos somaram 6,6 milhões de toneladas de material plástico, 30% voltado à indústria de embalagens. Soma-se à conta 16% da construção civil, 16% de alimentos e bebidas e 15% de automóveis e autopeças. Os dados da Abiplast detectam uma grande porcentagem de transformadores de plástico de pequeno porte: 87% das 11.690 empresas tem até 49 empregados em todo país.

O assessor técnico também expôs algumas das necessidades mais urgentes da indústria recicladora, como melhoria das condições tributárias no país. “Precisamos de uma identidade tributária específica para o produto reciclado. Hoje, reciclado plástico é classificado na mesma posição da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI) das matérias-primas virgens”. Entre outros desafios apontados, a grande quantidade de recicladores informais, o IPI elevado e a coleta seletiva precária no país. Por isso, o acordo setorial também prevê a instalação de pontos de coleta de material em supermercados e campanhas de conscientização da população.

A 8ª ExpoSucata acontece simultaneamente à 2ª Expolixo – Feira e Congresso Internacional de Negócios do Mercado de Limpeza Pública, Resíduos Urbanos e Industriais, e à 1ª RCD Expo – Feira e Congresso Internacional de Negócios do Mercado de Reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição. O evento oferece aos visitantes um complexo de 15 mil m², onde também estão inseridas mais duas feiras: MercoApara (para o setor de papel) e Reciclaplast (para o setor de plástico). As feiras, organizadas e promovidas pela EcoBrasil, de 8 a 10 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, consolidam o maior evento de resíduos sólidos na América Latina.

Serviço
8ª ExpoSucata – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria de Reciclagem 
2ª ExpoLixo – Feira e Congresso Internacional de Negócios do Mercado de Limpeza Pública, Resíduos Urbanos e Industriais
1ª RCD Expo – Feira e Congresso Internacional de Negócios do Mercado de Reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição
Data: de 8 a 10 de outubro de 2013 
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Jabaquara/SP

Sobre a ExpoSucata
Realizada desde 2006, a ExpoSucata vem refletindo o crescimento do setor ano a ano. Em 2012, cerca de 3.310 pessoas participaram do evento que ocupou 12.696 m2 da área de exposição com 84 marcas expostas. Mais informações podem ser obtidas nos sites: http://www.exposucata.com.br, http://www.expolixo.com.br, http://www.mercoapara.com.br, http://www.reciclaplast.com.br, http://www.rcdexpo.com.br ou pelo telefone (5511) 5535-6695.

Fontehttp://www.maxpressnet.com.br

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: