Logística reversa de lâmpadas com mercúrio já existe

Lâmpadas de vapor de sódio e metálico contêm mais mercúrio dos que as fluorescentes e têm processo de logística reversa delicado. A Liteman, que vende 10 mil unidades por mês, montou um esquema que permite reciclar 100% do que põe no mercado, sem passar o custo para o preço do produto. “Sacrificamos a margem de lucro pelo diferencial competitivo. E reciclamos as lâmpadas da concorrência”, diz a gerente de estratégia Gláucia Sudan Antão. Saiba como:

 

1. Entrega e coleta

A empresa instalou três pontos de coleta – São Paulo (capital), Paulínia (SP) e Indaial (SC) – para recebimento dos produtos pós-consumo. O consumidor deve colocar a lâmpada de volta na embalagem e contratar uma transportadora de confiança para levar o material até o ponto.

2. Sem mercúrio

Neste equipamento chamado retorta (foto), o vidro e os outros componentes são descontaminados. Ele esmaga a lâmpada sob baixa pressão para que o vapor não fuja (processo chamado de ruptura controlada) e aquece o mercúrio a 480°C. Assim é possível recuperar 99,9% do metal.

3. Separação

Depois de descontaminados, os soquetes e terminais elétricos das lâmpadas são separados e seguem para trituração e reciclagem. O vidro do bulbo das lâmpadas vai para a indústria de piso cerâmico, que utiliza uma camada de vidro derretido para tornar o piso mais brilhante.

4. De volta à produção

O mercúrio extraído das lâmpadas volta para a indústria para a fabricação de termômetros e amálgamas. Uma lâmpada contém entre 30 e 150 mg de mercúrio, dependendo da potência. Se descartada sem cuidados, pode contaminar até 20 mil litros de água.

Fonte: http://www.estadao.com.br

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: