Inovação e sustentabilidade no setor imobiliário

O setor da construção civil é um dos setores que mais causa desperdícios e impactos negativos ambientais. A Madeplast – Madeira Ecológica – vem pesquisando há cerca de três anos uma forma de reaproveitar resíduos urbanos e da construção civil buscando um produto inovador e sustentável. O resultado é a chamada “madeira ecológica”, recentemente colocada no mercado, que são perfis de madeira artificial, com os atributos de aparência, textura,  funcionalidades similares às da  madeira natural e adequada para projetos externos de arquitetura, paisagismo e design de interiores, assim como várias possibilidades de criação de peças e detalhes de decoração.

O projeto teve início na Incubadora do Positivo e recebeu apoio da FINEP e do CNPq. Em 2009, foi contemplado no Edital Inova, do Senai Nacional, e passou a ser desenvolvido em setembro daquele ano, em parceria com profissionais do Senai Paraná. Todos os testes de aplicabilidade do produto foram feitos no Laboratório Técnico de Ensaios (Labten), do Senai São José dos Pinhais. “O Edital Inova foi muito importante, porque pudemos usar a estrutura e a expertise do Senai para o desenvolvimento do produto”, disse o presidente da Madeplast, Hélio Bampi,que é também vice-presidente da Fiep.
Projeto Sustentável – “Submetemos o projeto para avaliação no programa nacional do Sebrae na área de inovação e o projeto foi um dos que conseguiu êxito. Inclusive pelo Paraná foi o único projeto sustentável apresentado na época”, afirma João Barreto Lopes, diretor regional do  Senai /PR.

Lopes ressalta que a madeira ecológica traz respostas efetivas para a necessidade de se produzir e se consumir  com sustentabilidade. “A sustentabilidade é um objetivo que todo o Pais está perseguindo. A madeira ecológica da Madeplast consegue dar respostas práticas efetivas, bem  pragmáticas, para algo que em alguns lugares ainda é muito acadêmico em respostas efetivas”, observa o diretor do Senai/PR.

Mercado – A expectativa do fabricante Madeplast, com a recém-lançada madeira ecológica (apresentado ao mercado em 14/9 na inauguração do showroom em Curitiba), é de o produto “substituir a madeira natural por conta do ótimo custo-benefício, do aspecto luxuoso e de sustentabilidade em praticamente toda cadeia produtiva”, declara o superintendente, Guilherme Bampi.

Conforme explica Bampi, além de terem produzido um produto inovador de alta durabilidade e

contribuir com estilo de consumo sustentável, a empresa completa o ciclo sustentável  com a logística reversa no pós-venda com o aceite do produto e concessão de bônus, assim como, uma garantia de 10 anos no produto, mesmo exposto a grandes variações de temperatura.

Segundo o arquiteto Rene Remer, a Madeplast representa “o futuro dos materiais de construção ecologicamente corretos, combinando sustentabilidade no processo produtivo”, afirma. Remer  destaca  ainda  o benefício do fabricante aceitar os resíduos do produto nos momentos de adaptação de projetos paisagísticos e reaproveitá-los, dentro do conceito da ‘logística reversa’.

O arquiteto acredita que a madeira ecológica traz muitos ganhos aos  projetos paisagísticos. Ele destaca os aspectos  estéticos  no resultado de acabamento  em áreas externas e internas. “O  produto permite uma execução mais rápida, com menos sujeira e menos desperdício de material. Sem contar com a contribuição na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais”, explica.

Remer diz que o consumidor sempre busca o retorno do investimento empregado. Ele explica que o Madeplast  oferece excelente custo-benefício a longo prazo por conta  do  resultado final  com acabamento perfeito. “ Observei que o acabamento muitas vezes  fica superior ao da madeira convencional e  tem ainda a vantagem da sua imensa durabilidade, inclusive sob condições de exposição ao tempo e à água, situações em que a madeira tradicional é prejudicada e danificada”.

Fonte:http://www.paranashop.com.br

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: