Estação de reciclagem vira atração em eventos

Sabe aquelas situações em que algo ou alguém surpreende, chamando a atenção de todo mundo e, então, a famosa frase acontece: “Nossa, fulano roubou a cena!”.

Pois é, essa é mais ou menos a sensação que toma a equipe da Recicleiros, empresa social que atua no desenvolvimento de projetos sócio-ambientais, durante os eventos em que eles executam operações de reciclagem do lixo.

“Já trabalhamos em eventos que tinham mais gente dentro das estações de reciclagem do que do lado de fora, curtindo as atrações”, disse Erich Burger, fundador da Recicleiros. Hum… Vamos entender isso melhor?

A gestão de resíduos que a Recicleiros faz, nos eventos em que é contratada, começa com a montagem de uma estrutura para descarte do lixo, com lixeiras apropriadas que possibilitam a continuidade do trabalho. Depois vem a coleta desse material, que é lavado à estação de reciclagem localizada dentro do próprio evento.

A separação desse lixo, a compactação dele nas prensas, tudo isso acontece durante a realização do próprio evento e, mais que isso, totalmente aberto ao público! Entendeu o porquê de tanto sucesso?

“É impressionante como as pessoas se envolvem. Eles perguntam, questionam, é uma ação que gera muita curiosidade”, disse Erich. A importância desse trabalho está, essencialmente, na redução do impacto ambiental que os resíduos gerados pelo evento causam. “Esse é o principal ganho quando se faz esta gestão de resíduos”, concluiu.

Tâmo junto!

Outro benefício que a gestão de resíduos traz é a inclusão social que, mais que incluir, potencializa a conscientização das pessoas sobre a importância da sustentabilidade na prática. “A gente tem a preocupação de trabalharmos sempre mão-de-obra da própria comunidade. Quando fizemos o Mundial de Volei de Praia em Brasília, por exemplo, contratamos uma cooperativa de lá, com gente da própria região trabalhando nisso”, disse Erich Burguer.

Isso de fato conscientiza porque as pessoas percebem que a transformação do lixo pode ser revertida em grana para elas mesmas, despertando uma consciência que antes elas não tinham. “As pessoas passam a olhar diferente para aquele lixo nas encostas dos morros, nas praias, e isso é muito legal”, explicou Erich.

Fonte: Start With Us (SWU Festival)

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: