Sacolas retornáveis e rentáveis

por Raquel Rezende

Com o propósito de contribuir para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, divulgar o nome da empresa, empreendedores estão propondo aos consumidores a troca de sacolas plásticas por retornáveis. Na prática, a atitude chama a atenção da maioria dos clientes em um primeiro momento, entretanto, posteriormente, as sacolas são esquecidas por falta de praticidade. Mas em um ponto todos os empresários concordam: o uso das sacolas traz retorno para o marketing de imagem e financeiro dos negócios.

O Hippo Supermercados comercializa as sacolas retornáveis e oferece gratuitamente aos clientes que somarem R$ 500 em compras cumulativas com o cartão do supermercado. Segundo Marcia Bonett, consultora do Hippo, as sacolas, feitas de nylon, foram inspiradas em um modelo alemão. “Como o nylon é um material maleável e resistente, as sacolas têm capacidade para comportar até 10 quilos. Fechadas elas medem 10cm X 7cm, ficando um pouco maior que o tamanho de um cartão de crédito e, quando abertas, ficam com 36cm X 41cm, maiores que as sacolas convencionais dos supermercados”, explica Márcia.

A consultora lembra que o Hippo foi um dos primeiros supermercados a distribuir sacolas retornáveis para seus clientes. Mas, de acordo com ela, analisando o hábito de compra dos clientes, percebeu-se que eles utilizam as sacolas apenas nas primeiras passagens pelo supermercado, depois as esquecem devido à falta de praticidade. Para incentivar mais o uso das sacolas, a diretoria investiu no desenvolvimento de sacolas-chaveiros, que são vendidas a R$ 5,90. “Depois disso atingimos a marca de 2 mil sacolas-chaveiros distribuídas.

Os clientes do Hippo são muito conscientes, gostam da ação verde e não reclamam do preço das sacolas, diz Márcia. “Além disso, eles praticam a nossa estratégia, que é de usar qualquer sacola retornável, não necessariamente a da marca Hippo ou alguma da moda”, enfatiza. Ela afirma que um dos valores do supermercado é a preservação do meio ambiente e a associação dessa ideia com a marca Hippo é um dos maiores retornos de marketing trazidos com a ação de incentivar o uso das sacolas retornáveis.

O Clube da Mônica, empresa que oferece espaço personalizado para festas, também aderiu às sacolas retornáveis e distribui a seus clientes gratuitamente quando eles fecham um contrato com a casa. Para a proprietária da empresa, Mônica Menezes, o marketing gerado pelas sacolas é muito interessante. “Como as sacolas são personalizadas, quando as pessoas usam acabam divulgando a marca”, avalia. Porém, ela destaca que o maior objetivo é despertar a consciência ecológica na infância, já que grande parte dos serviços da empresa é voltada para as crianças. Mônica acrescenta ainda que a receptividade dos clientes para o uso das sacolas é grande. “As mães das crianças recebem as sacolas e acabam usando muito”, afirma.  

Na opinião de Samira Furlanitto Rosa, cliente do Clube da Mônica, a iniciativa da empresa é digna de aplausos. “Se em todos os setores da sociedade existisse uma parcela de contribuição para o meio ambiente, o resultado em um todo seria o bem-estar geral da sociedade”, argumenta. Samira, que é mãe do João Vitor de dois anos, conta que todos os anos realiza a confraternização de aniversário de seu filho no Clube da Mônica e percebe que é importante a convivência dele em um ambiente que demonstra preocupação com o meio ambiente. “Envolvido no meio, João Vitor vai aderir à prática e tornar seu dia-a-dia mais sustentável, posteriormente”, conclui.  Para Samira, a praticidade de usar a sacola vem com o hábito. “Se você entender o retorno eficaz da utilização, vai torná-la um hábito normal como qualquer outro”, analisa. Ela acrescenta ainda que outra vantagem da sacola retornável em relação às plásticas é o fato de não rasgar com o peso das compras.

A Videoteca Videolocadora é outra empresa que busca oferecer sacolas retornáveis para seus clientes. Conforme a proprietária da rede, Sara Toscan Camargo, a empresa sentiu a necessidade de trocar as plásticas por retornáveis por pressão dos consumidores. “Muitos clientes perguntavam se nós fazíamos a reciclagem das sacolas e a única ação desenvolvida pela empresa neste sentido era destinar a sacola devolvida por um cliente para outro”, conta.

Após perceber essa demanda, a Videoteca contratou os serviços de uma agência de comunicação para desenvolver sacolas com estampas retratando algumas cenas de filmes clássicos do cinema. Na primeira edição do projeto mandaram confeccionar mil sacolas para serem distribuídas aos clientes que compravam um ticket equivalente a 20 filmes. E quem se interessasse poderia adquirir a sacola pelo preço de R$ 7,50. Na segunda edição do projeto outras cenas de filmes foram selecionadas para estampar as sacolas e o preço de venda caiu para R$ 5,00.

Sara destaca que os clientes gostaram bastante da ideia, chegaram a vender mil unidades das sacolas em menos de um mês, mas não durou muito. “Quando a novidade é lançada, todos se interessam e procuram mais, porém, depois que entra na rotina, a procura pelas sacolas diminui”, observa. Segunda ela, a maioria dos consumidores que frequenta a Videoteca não tem o costume de levar as sacolas retornáveis para a loja. “Alguns trazem, outros não. E neste caso, os funcionários são orientados a perguntar se esses clientes fazem questão de levar as sacolas plásticas”, conta.

Apesar da falta de hábito dos consumidores com as retornáveis, Sara revela que a empresa planeja lançar outros modelos de sacolas no mês de abril. “Estamos pensando em reeditar as sacolas em parceria com outras empresas”, revela. Para Sara, as sacolas contribuíram para a divulgação da Videoteca na mídia e também trouxeram retorno em marketing para a empresa.

Fonte: EMPREENDEDOR

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